Conversamos com a diretora administrativa Larissa Schmitt Bernardes, que falou sobre a estrutura da cervejaria, a história de existência, os produtos e o momento vivido pelo mercado cervejeiro artesanal
Bavihaus - Toda cervejaria tem uma ou algumas características próprias. Quais são as da Das Bier? O que vocês têm de diferente em relação a outras quetambém surgiram da influência da cultura alemã?
Larissa - Nosso grande diferencial é a água com a qual produzimos o nosso chope. Ela não sofre nenhum tipo de correção química.
Bavihaus - Quantas e quais são as cervejas que vocês produzem atualmente?
Larissa - São 14 estilos: Pilsen, Weizen, IPA, Austalian Pale Ale (APA), Pale Ale, Stout, Stark Bier, Saison, Tripel, Schokoladen Roggen Bock, Roggen Kölsch, American Belgian Dunkel, Catharina Saber e Braunes Ale.
Bavihaus - Qual delas é líder de mercado?
Larissa - Pilsen e Australian Pale Ale.
Bavihaus - Como acontece o surgimento de um novo rótulo? É algo programado ou pode ocorrer "por acaso”?
Larissa - Avaliamos o mercado e desenvolvemos o novo rótulo de acordo com o que o mercado está se pronunciando. Na grande maioria das vezes, programamos.
Bavihaus - E o chope de vinho, o Wein mit Bier, quando e por que vocês começaram a produzir? E ele é, mesmo, mais consumido pelo público feminino, como sugere o site de vocês?
Larissa - Surgiu de solicitação do nosso público e realmente é consumido mais pelo público feminino.
Bavihaus - Outro chope produzido pela Das Bier é o Stark Bier, feito com rapadura. Como o ingrediente é utilizado na produção da bebida?
Larissa - É adicionado nas primeiras etapas da produção, aumentando o percentual de açúcar, que aumenta o teor alcóolico do chope.
Bavihaus - Vocês também têm, na linha de produção, uma cachaça. Que produto é esse? Desde quando ele é fabricado? De onde veio a ideia?
Larissa - Nós apenas envelhecemos a cachaça, não produzimos. Fazemos isso desde de o início das nossas operações.
Bavihaus - Os produtos da Das Bier são vendidos para muitos locais do país?
Larissa - Principalmente para Santa Catarina e Paraná.
Bavihaus - O principal mercado consumidor é Santa Catarina, até por ser o lugar onde a cervejaria está instalada?
Larissa - Sim.
Bavihaus - Há quanto tempo a Das Bier existe? E o começo, como foi?
Larissa - A Das Bier surgiu em 2006 e iniciou a produção com 8 mil litros de capacidade de produção e com apenas 3 estilos, o Pilsen, Weizen e Braunes Ale.
Bavihaus - Que estrutura vocês possuem hoje, física e de pessoal?
Larissa - Hoje temos estrutura de restaurante anexa à fábrica (isso existe desde o início da cervejaria) e 15 funcionários.
Bavihaus - Na última edição do Festival da Cerveja vocês mostraram um novidade para o público, que foi um sistema que enche o copo por baixo e não da maneira tradicional. Inclusive, nós fizemos um vídeo e postamos no Face da Bavihaus. A postagem fez tanto sucesso entre nossos seguidores quanto com aqueles que estiveram no Festival e presenciaram "ao vivo" porque, realmente, é algo bastante diferente do convencional. Que máquina é essa e de onde veio a inspiração para investir nessa inovação?
Larissa - A máquina é fabricada em São Paulo e foi investido por um parceiro comercial nosso. Temos no Beer Truck dele que fica em Curitiba. O nome do equipamento é choppup e sempre buscamos parcerias inovadoras.
Bavihaus - O momento vivido pelas cervejarias artesanais, atualmente, é o melhor da história até aqui? E por quê?
Larissa - É o melhor pois o consumidor está mais consciente do que está bebendo e buscando produtos de qualidade. O lema hoje é beba menos e beba melhor.
Bavihaus - Sobre o mercado consumidor, inegavelmente ele está em franca expansão. A quantidade de pessoas consumindo cervejas de melhor qualidade é maior a cada dia, porém, essa fatia ainda está distante do volume de consumidores que continuam a beber cervejas atraídos exclusivamente por preço. A mudança de perfil que vem ocorrendo há um tempo e que segue em curso ainda será muito profunda? E qual o papel das cervejarias artesanais para que essa migração continue a ocorrer?
Larissa - A mudança de perfil está realmente ocorrendo, no entanto, ser ainda muito profunda ou não, tem relação direta com a condição financeira da população. O número de cervejarias artesanais está crescendo e a migração dependerá muito mais das condições financeiras da população do que o movimento das cervejarias artesanais. Oferta de produtos e preços acessíveis para que continue a ocorrer essa migração deénderão da economia do país e das consequências disso para a população.
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